Prevenir a Diabetes, Viver com ela

|
Categoria: Sem categoria
Partilhar:


Não sendo médico, nem tendo a experiência, como doente, da diabetes, julgo, na minha qualidade de leigo, digamos assim, que hoje este livro, Diabetes, Sem Açúcar, Com Afecto, é tão ou mais urgente do que foi quando pela primeira vez os meus autores pensaram nele. Segundo dados da Comissão Europeia de Saúde e Segurança Alimentar, a diabetes provocava em Portugal, há um ano, o dobro de vítimas mortais que provoca em média na Europa. Em Portugal 24% dos adultos sofrem de obesidade e 59% têm excesso de peso o que cria um pano de fundo social infelizmente favorável a uma significativa taxa de incidência da diabetes em Portugal.

É por isso que este livro, em que os meus autores, uma médica especialista e um doente afectado pela doença, juntam os seus esforços para nos instruírem e nos ajudarem, me parece ser um livro de serviço público.

Neste livro, a Dra. Sílvia Saraiva oferece aos leitores uma explicação clara do que é a doença e de como um paciente, ao receber a notícia de que é diabético, deve reagir e deve preparar-se. Mais ainda, este é um livro em que a Dra. Sílvia Saraiva ensina o doente a gerir o seu dia a dia, explicando-nos também uma coisa essencial: como prevenir a diabetes atacando em todas as frentes. Este é um livro em que, respondendo às 20 perguntas mais prementes e comuns, a Dra. Sílvia Saraiva confirma realidades e desfaz mitos.

À voz da Dra. Sílvia Saraiva junta-se a voz de um doente com a diabetes de tipo 2, o Dr. José Jorge Letria. Além da importância que tem sempre ouvir a voz de um doente consciente, as reflexões do Dr. José Jorge Letria têm uma vantagem: são as reflexões de um romancista e de um poeta, ou seja de um escritor que convive amorosa e esteticamente com a palavra, o que faz dessas reflexões, divididas em 35 crónicas, uma peça deliciosa.

Eu ia dizer uma prosa doce, mas atendendo ao tema do livro e à missão que aqui nos junta, direi que é uma prosa saborosa e indiscutivelmente saudável. Se a Dra. Sílvia Saraiva, com o rigor clínico a que profissionalmente não pode nem deve fugir, nos indica uma dieta-tipo, estabelecendo o que pode ser uma dieta de boa alimentação para um diabético, só mesmo um escritor, como José Jorge Letria,se lançaria nesta desafiadora analogia que eu não resisto a ler-vos:

“As montras das pastelarias vão-se assemelhando às das sex-shops que o pudor nos impede de olharmos de um extremo ao outro, com curiosidade e perplexidade. Numas como nas outras estão os instrumentos do pecado, as armas irresistíveis do demónio, pelo menos para quem se deixa guiar pelos mandamentos de contenção e pudor. Quem contempla um castelo de broas castelares ou dois bolos de aniversário artisticamente decorados passa a ver com outros olhos As Tentações de Santo Antão, de Jeronimo Bosch.”

É este o livro que todos devíamos ter em casa. Um livro útil e necessário, um livro prático e muito bem escrito, que junta ao valor científico o valor literário e estético. 

Artigos mais recentes do Blog:

Seleccione um ponto de entrega