Saramago na Guerra e Paz

|
Categoria: Sem categoria
Partilhar:


A amizade, a gentileza e a generosidade são flores raras nestes dias, que por vezes parecem de concorrência cruel. Mas acontecem. Um editor do Porto, um editor que devia ser referência para todos os editores portugueses, o José da Cruz Santos, amigo de José Saramago, fez com ele um acordo de palavra dada: combinaram criar edições especiais dos romances do nosso Prémio Nobel com ilustrações originais de pintores portugueses concebidas expressamente para cada livro. Nasceram assim dois livros, O Memorial do Convento, com 20 ilustrações magníficas de João Abel Manta, e o Ensaio Sobre a Cegueira, com ilustrações de Rogério Ribeiro.

De uma forma generosa, o editor José da Cruz Santos entregou essas edições à Guerra e Paz, que lhes deu forma e as publicou, com a autorização de Vasco Teixeira, o presidente da Porto Editora, que detém os direitos da obra de Saramago e teve esse gesto amigo e magnânimo, permitindo que se fizessem, de cada um desses livros, edições limitadas, de 500 exemplares. 

As edições, em capa dura, com as ilustrações a 4 cores, ficaram – perdoem-nos a vaidade – lindíssimas. O Memorial esgotou imediatamente. Mas ontem recebemos a inesperada devolução de 3 exemplares. Já não os vamos reenviar para livraria. Estão aqui – só no nosso site – para quem os quiser levar. Além do texto de Saramago – e este é, provavelmente, o seu mais forte romance – a par das 20 pinturas de Abel Manta o leitor encontra também um excelente prefácio do professor Carlos Reis. O Ensaio sobre a Cegueira junta a pintura de Rogério Ribeiro e um magnífico preâmbulo do saudoso Vasco Graça Moura.

Não são edições baratas. Custam 45€ cada uma, e estão no nosso site a 40,50€. Mas são edições raras – apenas 500 exemplares – que nunca mais voltarão a ser reeditadas. com estas características. Do Memorial só há mesmo estes três últimos exemplares.

PS – Vamos a caminho das 18:00 e é com grande satisfação que informamos estarem esgotados os exemplares do Memorial do Convento de que dispunhamos. Se voltarmos a ter alguma devolução, prometemos avisar. Continuamos a ter exemplares do Ensaio sobre a cegueira. Boas compras.

Artigos mais recentes do Blog:

Seleccione um ponto de entrega