.
.
.
Se este é tantas vezes apelidado um «país de poetas», porque motivo existe a tendência para não se levarem os poetas a sério? Como é que podemos comunicar e transmitir a força desses textos em verso, que afinal sintetizam grandes histórias, emoções, valores e sentimentos? Será que é possível explicar a poesia? É este o desafio que José Jorge Letria, poeta, escritor e presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, faz a si mesmo em A Poesia Explicada aos Jovens e aos Outros. Um livro que desvela os mistérios que este género literário tão singular encerra, num fascinante convite à leitura feito, sobretudo, aos miúdos, mas também aos graúdos. A Poesia Explicada aos Jovens e aos Outros é uma edição Guerra e Paz Editores, disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 19 de Abril.
Enquanto poeta e escritor, José Jorge Letria, presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, tem vindo a percorrer as escolas portuguesas dando palestras em que apresenta aos mais novos os livros que escreve. Dessa experiência com os jovens, resultam sempre pelo menos três perguntas simples: Gosta mais de escrever prosa ou poesia? Quando é que descobriu que era poeta? e O que é ser poeta? As respostas, essas, «parecem fáceis, mas não são». No entanto, resultam, na opinião de Letria, num «bom pretexto para poder pensar no que é a poesia e no lugar que ocupa na vida de quem, um dia, decidiu ser poeta ou se descobriu poeta.»
É justamente dessa reflexão que surge A Poesia Explicada aos Jovens e aos Outros, um livro que revela aos jovens, e a todos aqueles que ainda não se desejaram «agarrar» pela poesia, os extraordinários poderes da palavra e desvela os mistérios que a poesia encerra. Às inquietações que tudo originaram, o autor acrescenta questões que nos levam a reflectir sobre os nossos dias e sobre o porquê de muitos portugueses não se deixarem cativar pela poesia.
A poesia nasceu para ser útil, para cumprir uma função? Será que se pode ensinar a escrever poesia? Se este é tantas vezes apelidado um «país de poetas», porque motivo existe a tendência para não se levarem os poetas a sério? Letria afirma que «este é um tempo em que tudo nos empurra para o consumo, para o egoísmo, para a indiferença e para a falta de sensibilidade. A poesia é o contrário de tudo isto […] nunca a poesia foi tão necessária nas nossas vidas». O autor acrescenta que «é na escola que tem de ser criado o respeito e o amor pela voz dos poetas» e que, afinal, «não somos um país de poetas. Somos, isso sim, um país onde muita gente escreve versos, mas nem sempre onde há versos também há poesia.»
Nesta obra acessível a todas as idades e níveis de leitura, o autor apresenta ainda, de modo cronológico, alguns dos poemas mais célebres de autores portugueses, como Fernando Pessoa, Cesário Verde ou Florbela Espanca, e de autores estrangeiros, como Paul Verlaine, William Blake ou Rudyard Kipling.
Uma edição Guerra e Paz Editores para toda a família, A Poesia Explicada aos Jovens e aos Outros estará disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 19 de Abril. O livro estará ainda disponível no site oficial da editora.
A Poesia Explicada aos Jovens e aos Outros
Não-Ficção / Literatura
176 páginas · 15×23 · 13 €
Nas livrarias a 19 de Abril
Guerra e Paz, Editores
.
.
.
.
.
.