Um Almoço de Negócios em Sintra

|
Categoria: Sem categoria
Partilhar:


.

.

.

.

Os defeitos, as virtudes e as idiossincrasias de Portugal e dos portugueses desmascaradas, com uma pitada de humor e carinho, por um neerlandês que se apaixonou pela nossa terra e pelas nossas gentes. É esta a matéria, mergulhada em ficção, que o escritor Gerrit Komrij, explora n’Um Almoço de Negócios em Sintra. Um belo livro híbrido, entre conto, crónica e memória, numa excelente tradução do linguista e escritor Fernando Venâncio, que enriquece os romances de guerra e paz: uma colecção da Guerra e Paz Editores que dá corpo a romances elegantes, intrigantes, extravagantes e sem fronteiras. A obra estará disponível, a partir do próximo dia 5 de Abril, na rede livreira nacional, nas plataformas de distribuição de ebooks e no site da editora.

 

«Eu sou um apaixonado por Portugal, mas não um apaixonado cego.» Esta frase de Gerrit Komrij podia muito bem resumir a premissa d’Um Almoço de Negócios em Sintra, um romance sublime que nos deleita com a visão do escritor neerlandês sobre Portugal e os portugueses.

 

Na década de 1980, o autor, uma das mais interessantes figuras da literatura dos Países Baixos, escolheu o nosso país para passar o resto da sua vida, e tudo estranhou: os hábitos, as virtudes, os defeitos desta «periférica reserva de uma cortesia que o Norte da Europa já arrumou a um canto». É nesta toada irónica que Komrij nos convida a mergulhar n’Um Almoço de Negócios em Sintra, uma ficção que vagueia entre a sátira e a crítica mordaz a um país «fatalista» e a uma gente «que aprecia voltar‑se a olhar para trás», e o olhar enternecedor, humano e literário de um homem fascinado com a sua «nova casa». Uma dualidade sublinhada e aplaudida pelo escritor José Luís Peixoto: «Portugal e os portugueses são vistos através de uma lente irónica e divertida [em que a] ironia é sempre compensada com a ternura».

 

Um pequeno grande romance que, segundo a escritora Raquel Ochoa, se «agiganta a cada novo capítulo» e cuja narrativa híbrida, junta conto, crónica e memória num mix perfeito.

 

Um Almoço de Negócios em Sintra, chega à rede livreira portuguesa no próximo dia 5 de Abril, numa edição da recém-inaugurada colecção romances de guerra e paz, que reúne romances elegantes, intrigantes, extravagantes e sem fronteiras. A obra estará ainda disponível no site da Guerra e Paz Editores e nas principais nas plataformas de distribuição de ebooks.  

 

 

 

romances de guerra e paz

Um Almoço de Negócios em Sintra

Gerrit Komrij

Tradução: Fernando Venãncio

Ficção / Romance

168 páginas · 15×23 · 15,00 €

Nas livrarias a 5 de Abril

.

.

.

.

Artigos mais recentes do Blog:

Seleccione um ponto de entrega