A Busca do Ideal

|
Categoria: Sem categoria
Partilhar:

Depois de ter publicado Esperança e Medo: Dois Conceitos de Liberdade, a Guerra e Paz apresenta agora A Busca do Ideal: História das Ideias, uma nova edição inédita de ensaios essenciais do filósofo britânico Isaiah Berlin em parceria com a Fundação Manuel António da Mota, a Mota Gestão e Participações e a mediadora de seguros Novus Tempus. Na obra, o maior historiador intelectual do século xx, confronta os dois grandes factores que moldaram a mais recente história da Humanidade: o desenvolvimento das ciências naturais e da tecnologia, por um lado; por outro, as tormentas ideológicas e revolucionárias que geraram tiranias totalitárias, de Direita e de Esquerda. Já disponível em pré-venda no site da editora, A Busca do Ideal: História das Ideias chega à rede livreira nacional a partir do próximo dia 27 de Junho, numa tradução de Maria José Figueiredo que integra a colecção «Os Livros Não se Rendem».

«Teríamos de ser bárbaros para não termos curiosidade em saber de onde viemos, como chegámos aqui, para onde vamos, se queremos ir para onde estamos a ir.» Baseado nesta premissa, Isaiah Berlin leva-nos, nas páginas de A Busca do Ideal – História das Ideias, a dissecar o pensamento de algumas das figuras que tiveram opiniões minoritárias, mas que, apesar disso, se tornaram grandes influências no pensamento moderno.

Segundo o politólogo norte-americano, Mark Lilla, os ensaios aqui reunidos mostram-nos que «se aprende mais sobre uma ideia enquanto ideia quando se sabe algo sobre a sua génese e se compreende por que razão certas pessoas a consideraram convincente e foram levadas a agir por ela.» Para Berlin, os movimentos nacionalistas, racistas e de fanatismo religioso nascem de ideias que se vão transformando, em nome de uma visão de um certo objectivo supremo, e desaguam em totalitarismos. «Não há qualquer justificação para se fazerem cedências nestas matérias [escravatura, assassínios rituais, câmaras de gás, o dever das crianças denunciarem os próprios pais]. Mas, por outro lado, a busca da perfeição parece-me ser uma receita para a carnificina, e não será melhor por ser exigida pelo mais sincero dos idealistas, pelo mais puro de coração.»

Matéria constante de estudo e de debate ao longo das últimas décadas, os ensaios de Berlin aqui reunidos nunca haviam sido publicados em Portugal. Lacuna que agora a Guerra e Paz, apoiada pela Fundação Manuel António da Mota, a Mota Gestão e Participações e a mediadora de seguros Novus Tempus, colmata. Um grande inédito na edição em Portugal, A Busca do Ideal: História das Ideias chega à rede livreira nacional no próximo dia 27 de Junho, numa tradução de Maria José Figueiredo, com o selo «Os Livros Não se Rendem».

Recentemente inaugurada por duas traduções inéditas, de O Crisântemo e a Espada: Padrões da Cultura Japonesa, de Ruth Benedict, e Os Últimos Dias de Hitler, de Hugh Trevor-Roper, conta já com Arrogância Fatal – Os Erros do Socialismo, de Friedrich A. Hayek, Esperança e Medo – Dois Conceitos de Liberdade, de Isaiah Berlin, A Destruição do Espírito Americano, de Allan Bloom, A Pluralidade dos Mundos, de Thomas S. Kuhn, e Tempestades de Aço, de Ernst Jünger, a colecção que tem como um dos pontos de honra a oferta de 300 exemplares de cada um dos títulos publicados à rede pública de bibliotecas.

 

Esta colecção tem o alto patrocínio de:

 

 

Os Livros Não se Rendem
A Busca do Ideal: História das Ideias
Isaiah Berlin
Não-Ficção / Filosofia
264 páginas · 15×23 · 17 €
Nas livrarias a 27 de Junho

 

 

 

Artigos mais recentes do Blog:

Seleccione um ponto de entrega