Um livro é mais belo do que um Porsche ou uma tiara de diamantes

Publicado . 2017-12-06 | Categorias . Artigos

Este livro, fora os seus méritos maiores e naturais, tem um pequeno mérito editorial: a sua envergadura. Estava para não dizer, mas digo: pode ser uma prenda dourada de Natal. E, não desfazendo, uma prenda com mais significado do que um Porsche ou uma tiara de diamantes.

Aberto, um e mais um e mais um e mais um, os quatro painéis deste livro chegam quase a um metro de comprimento, como podem adivinhar pela fotografia. Na fotografia em baixo vemos a face interna da capa, com a belíssima pintura de Mariana Viana, 21 ilustrações, entre a realidade e a fantasia entre a figuração realista e um véu surreal de mistério e de sugestão.

Este é O Físico Prodigioso, de Jorge de Sena. Texto integral, como seria escusado dizer, numa edição artesanal, desde a execução das quatro “pastas” douradas até à pintura das faces do miolo.

Eu estou, como editor, orgulhoso. É um trabalho das quatro guerreiras e dos quatro guerreiros que comigo trabalham na Guerra e Paz. Servimos o talento de Jorge de Sena, que Isabel de Sena, sua filha, nos estimulou e autorizou a usar. Como servimos a beleza delicada da pintura de Mariana Viana e das 21 ilustrações que fez expressamente para esta edição.

Agora, só quero é que tenham muita vontade de ter este livro de um metro em vossa casa. Não se assustem, quando o não estiverem a ler, podem fechá-lo como se vê aqui abaixo. Estaciona-se com muito mais facilidade do que um Porsche e não precisa de se esconder num cofre como a uma tiara de diamantes. 

Partilhe este conteúdo