Obras de Thomas S. Kuhn e Delmore Schwartz entre as recomendações do PNL

Publicado . 2021-12-29 | Categorias . Artigos

.

.

..

A Estrutura das Revoluções Científicas, um dos mais influentes livros de filosofia do último século, do físico e historiador da ciência norte-americano Thomas S. Kuhn, e Nos Sonhos Começam as Responsabilidades, de Delmore Schwartz, um dos escritores mais brilhantes do século XX, são duas das cinco obras da Guerra e Paz Editores a constarem na lista de recomendações para o segundo semestre de 2021 do Plano Nacional de Leitura (PNL), leal conselheiro que promove a nobreza do livro junto de crianças, jovens e adultos.

 

Dois livros brilhantes que marcam o século XX nas suas árease que reflectem o pluralismo do selo PNL, com sugestões de leitura para todos os gostos, interesses e idades, sobre variados temas, para públicos diversificados. A Estrutura das Revoluções Científicas é um dos mais influentes livros de filosofia do último século. Considerado como um ponto de inflexão na história da filosofia das ciências, estabeleceu um marco para as disciplinas de História, Filosofia e Sociologia. A edição da Guerra e Paz, comemorativa do 50.º aniversário da obra, inclui um prefácio do filósofo Richard Rorty e é recomendada pelo PNL para leitores fluentes a partir dos 15 anos. Já Nos Sonhos Começam as Responsabilidades representa a mais bela, alucinatória e comovente ode a Nova Iorque. Uma avaliação consensual para os leitores de todo o mundo, incluindo Lou Reed, que sempre assumiu a sua enorme admiração por Delmore, desde o tempo em que este foi seu professor. É do astro do rock 'n' roll, desaparecido em 2013, o prefácio da edição chancelada pela Guerra e Paze recomendada pelo PNL para leitores fluentes maiores de 18 anos.

 

Na lista anunciada pelo PNL, consta também um livro essencial para compreendermos as origens e a grandeza da fundação do Império Romano: o Atlas do Império Romano – Construção e Apogeu: 300 a. C.-200 d. C. é um livro de Christophe Badel, especialista francês em História Romana, em colaboração com a cartógrafa Claire Levasseur. A obra da colecção de Atlas da Guerra e Paz é recomendada para leitores a partir dos 12 anos e adultos.

 

E por fim dois livros do professor Rui Correia, vencedor do Global Teacher Prize Portugal 2019, que completam a lista de cinco novos livros da Guerra e Paz a integrar o PNL: Cá Dentro: O Lugar da Escola nos Nossos Miúdos e Salazar em New Bedford (saiba mais aqui).As obras distinguidas pelo PNL neste segundo semestre de 2021, juntam-se agora à lista de 82 livros da Guerra e Paz que mereceram o prestigiante selo LER+. Agora só falta virar-lhes as páginas. 

  

.

.

Partilhe este conteúdo