O erotismo e a sexualidade na poesia da Antiguidade Clássica, num só volume

Publicado . 2022-01-03 | Categorias . Artigos

.

.

.

Depois de ter conquistado os leitores e a crítica com Poemas Eróticos dos Cancioneiros Medievais Galego-Portugueses, o professor e investigador Victor Correia volta a convidar-nos a celebrar, sem preconceitos, o corpo, o erotismo e a sexualidade, no livro Poemas Eróticos da Antiguidade Clássica. Inédito, este é o primeiro volume publicado em Portugal a reunir os mais sensuais poemas dos grandes autores da Grécia e Roma antigas, de Homero a Virgílio, com traduções de grande qualidade. Uma edição Guerra e Paz disponível, a partir do próximo dia 11 de Janeiro, na rede livreira nacional.

Encarado como um licor divino, o erotismo foi talvez o mais íntimo, mas também o mais popular dos tópicos da Antiguidade Clássica. Pioneira na História, esta abordagem da sexualidade tem vindo a manter-se dispersa, e os poemas, individualizados, nunca foram organizados numa só obra. Ciente dessa lacuna, o professor e investigador Victor Correia, doutorado em Filosofia Política e Jurídica pela Universidade de Sorbonne, em Paris, reuniu alguns dos mais sensuais poemas de autores maiores da Grécia e Roma antigas, num único volume. Inédita na edição portuguesa, a antologia Poemas Eróticos da Antiguidade Clássica: Grécia e Roma antigas inclui mais de duas centenas de poemas de quarenta autores da Antiguidade Clássica, entre os quais: os gregos Arquíloco, Anacreonte, Safo, Homero, Píndaro, Sófocles ou Eurípedes, bem como os romanos Lucrécio, Marcial, Juvenal, Catulo, Horácio, Virgílio ou o grande Ovídio.

 

Uma selecção criteriosa de grandes poemas, que atravessam, fulgurantes, a nossa mente e o nosso coração, e nos convidam para uma celebração, sem preconceitos, do corpo e dos prazeres que nele se oficiam. As traduções, de grande qualidade, foram graciosamente cedidas pelos seus autores (ou outros detentores dos respectivos direitos, no caso dos tradutores já falecidos), entre os quais Maria Helena da Rocha Pereira, Luís Manuel Gaspar Cerqueira e Albano Martins. Conheça a lista completa aqui

 

Poemas Eróticos da Antiguidade Clássica: Grécia e Roma antigas inclui ainda notas biográficas de cada autor. A obra chega à rede livreira nacional no próximo dia 11 de Janeiro, numa edição com a chancela da Guerra e Paz, encontrando-se, desde já, em pré-venda no site da editora.  Esta é a segunda antologia de poesia erótica que Victor Correia publica com a editora, depois de ter conquistado os leitores e a crítica com Poemas Eróticos dos Cancioneiros Medievais Galego-Portugueses, que reúne algumas das 1680 composições eróticas medievais documentadas em Portugal.

 

 .

.

Poemas Eróticos da Antiguidade Clássica: Grécia e Roma Antigas

Organização, prefácio e notas biográficas: Victor Correia

Ficção / Poesia

264 páginas · 15x23 · 17 €

Nas livrarias a 11 de Janeiro

Guerra e Paz, Editores

.

Partilhe este conteúdo