Português de A a Z

Publicado . 2022-05-12 | Categorias . Artigos

Desarmadilhar a língua. É esta a missão do professor e linguista Marco Neves no Português de A a Z – Armadilhas e Maravilhas da Língua, um livro de fácil consulta que promete ajudar-nos a esclarecer aquelas dúvidas que nos bloqueiam na hora de passarmos as palavras para o papel ou para o ecrã.  É ter pago ou ter pagado? Escrevo separa-se ou separasse? E será alugar ou arrendar? Não importa o contexto nem o suporte: se escrever mais e melhor é o seu objectivo, então esta é a ferramenta que procurava. Uma edição Guerra e Paz Editores, com o apoio do grupo Cofina, Português de A a Z – Armadilhas e Maravilhas da Língua estará disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 17 de Maio. 

 

Repleto de preciosidades, o português é uma das línguas mais ricas e diversas do mundo, mas é, muitas vezes, visto como um terreno minado, que atraiçoa os seus falantes na redacção de e-mails, de mensagens privadas ou até de publicações nas redes sociais. Será puder ou poder? Diz-se: eu queria ou eu quero? E aqui? Escrevo há ou à? Para acabar com as incertezas e as armadilhas que levam muitos de nós a errar ou a evitar escrever, o professor Marco Neves, especialista em desmistificar dúvidas da língua portuguesa, apresenta-nos o Português de A a Z – Armadilhas e Maravilhas da Língua, um livro antiminas que promete ajudar qualquer um a desarmadilhar o português.

 

Organizado por ordem alfabética, como o título anuncia, este é um guia prático, de fácil consulta e para toda a família, que, em pouco mais de 200 páginas, reúne as regras fundamentais para escrever mais e melhor. Os erros ortográficos mais comuns, acentos e sinais, regras de pontuação e os cinco passos para escrever um texto são alguns dos temas abordados neste livro, que inclui ainda diversas curiosidades sobre a nossa língua e não só. A que se deve a invenção da escrita? Que língua falava Afonso Henriques? Quem deu o nome ao português? Para que serve um palavrão? Qual o palavrão mais usado em Portugal? 

 

Segundo o autor, «todos nós temos a gramática do português na cabeça; só precisamos de treinar e aprimorar». Como? Com o seu uso através da leitura, da escrita e da consulta de livros como este. E são já nove os livros que Marco Neves, investigador na área da linguística, dedicou à língua, com chancela da Guerra e Paz Editores. Chega a vez do décimo ir à estampa. 

 

Uma edição Guerra e Paz Editores, com o apoio do grupo Cofina, Português de A a Z – Armadilhas e Maravilhas da Língua poderá ser adquirido a partir do próximo dia 17 de Maio na rede livreira nacional e, desde já, em pré-venda, no site da editora.

 

 

 

Português de A a Z – Armadilhas e Maravilhas da Língua

Marco Neves

Não-Ficção / Língua Portuguesa

216 páginas · 15x23 · 14,00 €

Nas livrarias a 17 de Maio

Guerra e Paz, Editores 

.

.

.

.

..

.

Partilhe este conteúdo