República de Santa Bárbara

Publicado . 2022-07-06 | Categorias . Artigos

Cambalachos, esquemas de vida fácil, gente interesseira, gente enganada, gente sem saída. Assim se vive na República de Santa Bárbara, o novo romance do escritor angolano Jacques Arlindo dos Santos que nos apresenta uma pungente reflexão sobre as iniquidades existentes nas sociedades africanas em construção, profundamente marcadas pela guerra, pela corrupção, pela violência e pela memória colonial. Uma edição que resulta da parceria entre a Guerra e Paz Editores e a Caxinde Editores e Livreiros, República de Santa Bárbara – Relato Particular sobre a Cidade Capital chega à rede livreira nacional no próximo dia 26 de Julho.

 

 

A República de Santa Bárbara é Angola, é Moçambique, é Cabo Verde, é Guiné, é São Tomé e Príncipe. É a África que o colonialismo deixou, é a África que tenta construir-se, um caleidoscópio de vidas apanhadas pela história.

 

Transportados pela pena de Jacques Arlindo dos Santos, uma das grandes vozes da literatura angolana, encontramos nesta República de Santa Bárbara um rádio que toca um fado. Um fado tropical das ilusões perdidas que nos vai cantando as vidas de várias personagens-tipo de uma sociedade africana, onde proliferam antigos guerrilheiros idealistas convertidos ao doce som do vil metal, funcionários corruptos, antigos colonos e um povo que vive asfixiado por partidos-estado e os seus apparatchiks.

 

A obra promete empurrar os leitores, através da sua prosa envolvente, para o vórtice dos Estados africanos que, ainda mal refeitos dos conflitos armados que os destroçaram e flagelados pelo racismo, tentam responder aos gigantescos desafios do presente. Uma narrativa em que o relato e a ficção são indissociáveis, República de Santa Bárbara não teme tocar nas feridas e apresenta um microcosmos de personagens inquietas e inquietantes que não deixará ninguém indiferente.

 

O livro poderá ser encontrado, a partir do próximo dia 26 de Julho, numa edição da portuguesa Guerra e Paz Editores e da angolana Caxinde Editores e Livreiros.  Esta é a primeira vez que a Guerra e Paz publica Jacques Arlindo dos Santos. Além de escritor, cronista e contista, o autor, distinguido com o Grande Prémio Sonangol de Literatura 2000, é também livreiro e membro da União de Escritores Angolanos.

 

 

República de Santa Bárbara – Relato Particular sobre a Cidade Capital

Jacques Arlindo dos Santos

Ficção / Romance

256 páginas · 15x23 · 16,00 €

Nas livrarias a 26 de Julho

 .

.

.

.

.

.

.

Partilhe este conteúdo