Periferia - Guerra e Paz Editores, S.A.

Periferia

Publicado . 2022-08-10 | Categorias . Artigos

.

.

.

.

.

Um romance tocado por uma tristeza tépida e quase doce, cheio de silêncios, distância e murmúrios. É esta a proposta de Catarina Costa, jovem autora natural de Coimbra, em Periferia. A obra venceu o VII Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal e é agora publicada pela Guerra e Paz, com o patrocínio da Fundação Lions de Portugal. Disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 23 de Agosto, Periferia também poderá ser adquirida através do site da editora e ainda das principais plataformas de ebooks. Em breve será anunciada a data da sessão de lançamento oficial do livro, que terá lugar na 92ª Feira do Livro de Lisboa. 

 

Depois de oito livros de poesia publicados, Catarina Costa apresenta-nos agora Periferia, o seu romance de estreia. Nele somos transportados, por uma prosa tão contida como segura, até a um universo distópico situado num tempo indecidível e uma cidade que ninguém sabe localizar. Invadidos pela atmosfera tensa e assustadora de um mundo tomado pelo totalitarismo, testemunhamos o êxodo forçado dos Pacientes – uma estirpe que descende de pessoas outrora usadas como cobaias numa experiência científica – para a orla dessa urbe desconhecida. 

Na Periferia, o ar é mais puro, dizem, e os Pacientes, que têm uma constituição mais frágil, podem lá encontrar os cuidados especiais de que precisam. Mas nem todos aceitam acatar essa cerca sanitária. A protagonista de Periferia é um desses casos. Tomando as rédeas do seu próprio destino, decide permanecer clandestina na cidade. Contando com a ajuda de uma outra habitante, a Paciente descreve-nos as suas deambulações aleatórias pelas ruas, que repete todos os dias, de manhã à noite, misturando-se na multidão, tentando passar despercebida e evitando ostentar algum sinal, expressão ou gesto que a denuncie.

Seguir-se-ão momentos de grande suspense, nos quais tememos que esta mulher em fuga seja, a qualquer momento, surpreendida e apanhada. O que acontecerá à protagonista? Que novos modos de sobrevivência encontrará? O que descobrirá sobre Periferia? Questões que vão acompanhar os leitores e que prometem agarrá-los da primeira à última página.

Extraordinariamente cativante, Periferia conquistou o júri do Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal de 2022, presidido pelo jornalista e romancista João Céu e Silva e que contou ainda com o escritor João Nuno Azambuja, os últimos vencedores do galardão, Evelina Gaspar (2020) e Ricardo Lemos (2021), e ainda Lucinda Fonseca, em representação dos mentores do prémio literário.

Concebido para servir a causa da leitura e para servir os autores e a literatura portuguesa, o Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal é atribuído pelo Distrito 115 (Portugal) do Lions Clubs International, com o apoio da Fundação Lions, numa acção coordenada pelo Dr. Carlos Manitto Torres. A Guerra e Paz, editora associada a este prémio, em parceria com o Lions Clube, publicará e distribuirá a obra de Catarina Costa, pela rede livreira nacional e pelas principais plataformas de distribuição de ebooks, a partir do próximo dia 23 de Agosto.

O livro será oficialmente apresentado na 92ª Feira do Livro de Lisboa, numa data a anunciar a breve trecho.  

.

.

.

.

.

Periferia

Catarina Costa

Ficção / Romance

216 páginas · 15x23 · 16,00 €

Nas livrarias a 23 de Agosto

Guerra e Paz, Editores 

.

.

.

.

.

.

.

Partilhe este conteúdo