A Menina Invisível

Publicado . 2022-10-04 | Categorias . Artigos

A ternura cativante das personagens, das situações e da linguagem, aliadas ao ritmo, à simplicidade e à musicalidade da escrita de Rita Cruz, inscrevem A Menina Invisível, o seu novo romance, no melhor da literatura portuguesa contemporânea. Nele, voltamos a ter 11 anos, a olhar o mundo com inocência e a ser novamente invisíveis. Uma edição Guerra e Paz, incluída na colecção «Arquipélago», A Menina Invisível chega à rede livreira nacional no próximo dia 11 de Outubro. O lançamento oficial acontece um dia antes, a 10 de Outubro, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés, em Lisboa.


E se, impotente perante a violência, uma menina conseguisse entrar tão dentro da escuridão do corpo até desaparecer nele? Este é o mote para A Menina Invisível, romance encantador de Rita Cruz que nos leva aos primeiros anos do século XX.

Enquanto o país prepara a República e tropeça na morte de um rei, enquanto a ciência brilha, mas os tempos escurecem de violência, é-nos apresentada Alice, uma menina que acorda um dia numa casa aristocrática sem saber de onde veio. Havia sido salva pelo «menino Pedrinho», o filho do conde, com qual virá a partilhar um segredo: o dom da invisibilidade que desenvolveu naquela noite traumática.

É na faustosa casa de Pedrinho, onde não é bem-vinda, que Alice cresce, entre o visível e o invisível, entre a inocência e a dor. Mas há segredos que não se podem partilhar a três e, quando o seu amigo, já adolescente, começa a namorar Emília, tudo começa a mudar na vida dos protagonistas. Os dias mudam e os planos desfazem-se, até ao momento em que descobrem até onde a escuridão invisível do corpo os pode levar.

Um romance escrito numa prosa objectiva, sem hermetismos e cheia de surpresas e subtilezas, A Menina Invisível leva-nos a reflectir sobre o crescimento, as relações humanas e os acontecimentos que nos moldam ao longo da vida. A nova obra de Rita Cruz chega à rede livreira nacional no próximo dia 11 de Outubro, mas poderá ser desde já adquirida através da pré-venda que decorre no site da editora. 

O lançamento oficial acontece no dia 10 de Outubro, a partir das 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés, em Lisboa e contará com a apresentação da tradutora e crítica literária Luisa Mellid-Franco.

Este é o segundo romance da colecção «Arquipélago» da Guerra e Paz Editores, que foi inaugurada, no último mês de Junho, pelo electrizante O Longo Braço do Passado, de Rui de Azevedo Teixeira.

.

.

Arquipélago
A Menina Invisível
Rita Cruz
Ficção / Romance
420 páginas · 15x23 · 18,00 €
Nas livrarias a 11 de Outubro

.

.

.

.

.

.

.

Partilhe este conteúdo