Meu Portugal Brasileiro

Publicado . 2023-01-19 | Categorias . Artigos

.

E se as perversidades de D. Carlota Joaquina, a rainha consorte que nunca gostou do Brasil, as conspirações e boatos sobre a sexualidade ambígua de D. João VI, o rei que gostava de música e de frango assado, e a exaltação das qualidades únicas do príncipe regente D. Pedro, que viriam a fazer dele imperador do Brasil, em 1822, nos fossem narradas por um militar português do século XIX? É essa a proposta que José Jorge Letria, escritor e presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, nos faz em Meu Portugal Brasileiro, um vibrante romance histórico, há muito indisponível no mercado livreiro português, que agora a Guerra e Paz recupera numa edição que celebra os duzentos anos da independência do Brasil. Meu Portugal Brasileiro estará disponível, quer na rede livreira nacional, quer no site da editora, a partir do próximo dia 24 de Janeiro.

 

Uma história apaixonante, Meu Portugal Brasileiro traz até nós as memórias ficcionadas, pela pena do escritor José Jorge Letria, de António Pereira Vicente, um jovem oficial do século XIX que deixa tudo em Lisboa – a família, a noiva e muitos sonhos – para cumprir um dever para com a nação: escoltar a corte de D. Maria I e do príncipe regente, D. João, numa viagem ao Brasil. 

.

Mas o que seria apenas uma viagem de alguns meses à antiga colónia portuguesa viria a tornar-se numa longa estadia, que levará o protagonista a acompanhar de perto as grandezas e misérias de três reinados, observar o drama da escravatura e testemunhar um dos momentos mais marcantes da História de Portugal e do Brasil. «No Rio de Janeiro descobri outra pátria e outro povo, feito da mistura de muitos povos, e depressa me dei conta de que ninguém teria força bastante para impedir esse gigante de se transformar numa nação independente, quando chegasse o momento certo e a pessoa capaz de fazer dele um momento de glória. Essa pessoa foi D. Pedro de Bragança, imperador do Brasil e 28.º rei de Portugal, com o título de D. Pedro IV.»

.

Este é o mote para uma longa viagem, envolta num ambiente de época único, ao fundo da memória de um homem que não desiste de sonhar, de acreditar e de amar. «Uma parte daquilo que guardei na arca da minha memória e que não desejo esquecer, nem mesmo quando os meus olhos se cerrarem de vez, algures no mapa sem fronteiras do “meu Portugal brasileiro”».

.

Uma edição Guerra e Paz para amantes de literatura e de história, Meu Portugal Brasileiro estará disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 24 de Janeiro. 

.

.

 Meu Portugal Brasileiro

José Jorge Letria

Ficção / Romance

192 páginas · 15x23 · 16,00 €

Nas livrarias a 24 de Janeiro

Guerra e Paz Editores 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Partilhe este conteúdo